Pages

quinta-feira, 17 de março de 2011

Estrela Yoshino Revisitada

Há alguns dias atrás, o Tico Volpato nos apresentou o módulo Bascetta ou Tornillo – o módulo é conhecido pelos 2 nomes, já que foram inventados por 2 origamistas diferentes. Nesse texto ele apresenta o vídeo que nos ensina a fazer a Estrela Bascetta que usa 30 módulos para formar um Icosaedro Estrelado.
Normalmente esses módulos que formam um icosaedro estrelado, também podem formar octaedro estrelado se usarmos apenas 12 deles. A partir dessa idéia, dobrei as 12 peças e os encaixei lembrando que em cada ponta da estrela sempre são 3 módulos e que as pontas se juntam de 4 em 4 no octaedro. No icosaedro são de 5 em 5.
O resultado foi melhor que o esperado. Imediatamente me lembrei da Estrela Yoshino que havia aprendido há alguns anos atrás e que já havia mencionado aqui no blog, mas que nunca ficava totalmente satisfeito com os encaixes que o modelo apresentava.
Estrela Yoshino
Para um modular de apenas 12 peças, esse modelo é bastante bonito. E mais legal ainda porque os encaixes são firmes e não precisam de cola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário